terça-feira, 10 de novembro de 2009

Vereadores apresentam projeto de lei para impedir rodeios em Sorocaba.

Aparente vitória do movimento gera, também, preocupações.

A cronologia dos fatos e avaliações
Dia 08 de agosto, durante o Fórum sobre os Direitos dos Animais, cerca de duas centenas de representantes de organizações não-Governamentais e protetoras e protetores independentes dos animais resolveram apresentar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular com a finalidade de proibir rodeios no município. A lei existente no município versando sobre o assunto não conseguia atingir, na prática, o objetivo da proibição.

Apesar da dificuldade de coletar assinaturas para um projeto dessa natureza, optou-se por ele por dois motivos centrais:

1. Ao buscar assinaturas nas ruas, escolas, comércio, entre outros, fomenta-se o debate na sociedade sobre os rodeios e a crueldade contra os animais, além de se ampliar o debate sobre outros temas afins;

2. Um projeto de lei que chegue ao Legislativo com a subscrição de 5% dos eleitores da cidade, ganha densidade política de forma a sensibilizar os vereadores para sua aprovação.

Dia 04 de outubro, durante o evento denominado Cãominhada, foi oficialmente lançado o início do processo de coleta de assinaturas, amplamente divulgado pelas emissoras de TV, rádios e jornais.
A partir daí, o movimento vai às ruas, escolas e se difunde pela Internet através de seu blog e de e-mails trocados e formulários distribuídos.

Dia 23 de outubro, um vereador local ( Irineu Toledo) apresenta projeto de lei buscando a proibição dos rodeios.

Dia 05 de novembro, membros do Movimento Sorocaba Sem Rodeio vão à Câmara para apresentar, oficialmente, o movimento e o respectivo projeto de lei.
Lá ficam sabendo da existência do projeto de lei. O vereador Irineu afirma que para não enfraquecer o movimento e os debates em curso, retiraria seu projeto e apoiaria o movimento. O grupo cumprimenta o vereador e vai embora.

No mesmo dia 05, outro vereador (Godói) apresenta outro projeto de lei buscando, aparentemente, o mesmo objetivo – a proibição.
Ao final, a imprensa noticia que o vereador Irineu recua da palavra empenhada e resolve manter seu projeto.

Sem precisar refletir muito, se algum desses projetos for aprovado, o movimento poderá considerar como sua vitória, entretanto, ao se atropelar o processo de iniciativa popular em curso, os vereadores abortam o crescente processo de debate público sobre o assunto.

Cabem muitas perguntas sobre a intenção dos vereadores em atropelar o movimento organizado das Ongs e pretetoras e protetores dos animais.

Teremos decisões importantes a tomar, portanto solicito a todos que façam comentários aqui, no blog, externando sua opinião, e que participem da próxima reunião – segunda-feira, dia 16, às 19h:30min, na Uniso-Seminário.

Em tempo:

O grupo que se reuniu na última segunda-feira tem a disposição de dar continuidade ao processo de coleta de assinaturas.

Já foram distribuídos 105 convites para a festa de levantamento de fundos, no próximo dia 05. Faltam 70. O valor de cada um é de R$ 10,00. Participe! Pegue alguns para vender.

Os bótons do Movimento Sorocaba sem Rodeio já foram colocados no correio.

Amanhã, das 20h:30min às 21h:00min, alguns membros de nosso grupo estarão em frente à Uniso-Trujillo para a coleta de assinaturas.

Sábado, estaremos, como sempre, na Braguinha, no período da manhã.

3 comentários:

  1. Realmente, é de se pensar o motivo que levou os vereadores agora a entrarem com um projeto de lei pedindo o fim dos rodeios. Claro, não é ruim, mas se antes já havia essa discussão, e ninguém havia se mexido, pq agora essa manifestação de boa vontade?

    ResponderExcluir
  2. Pra mim é indiscutível a diferença entre um projeto de lei assinado por 20 mil pessoas e outro proposto nas 4 paredes da câmara, por um vereador. Não queremos apenas a proibição os rodeios: queremos a conscientização e o apoio da população. Qual vai ser a reação das pessoas ao ver, pelo telejornal, que os rodeios foram proibidos "só porque o vereador quer"? Tem que ser porque o povo quer, tem que ter a força de um movimento popular.

    Aí vai do interesse dos nossos vereadores. O fim dos rodeios e o 'despertar' de muitas pessoas sobre o assunto (que é um processo mais demorado, sim, mas o grande problema do Brasil é pensar a curto prazo) ou se aproveitar de uma iniciativa já começada, já bastante suada, e, no conforto da sua cadeira de vereador, propor um projeto?

    Segunda vou matar aula e vou estar lá. das 20 mil assinaturas não arredo o pé!

    Inté lá, gente!

    ResponderExcluir
  3. ai galera pra mim e muito estranho isso em ...
    eles so querem apenas q nao ganhemos força e que o merito va apenas para eles
    que feio issso !!!!!!
    ate as 20mil estarei todos os sabados e outros dias q for necessário ir para sairmos vitoriosos
    mais o grupo tambem tem q colabora pois o numero de pessoas q bate perda pra consegui essas assinaturas e bem reduzido comparado com o numero de participantes da reunião

    Guilherme A. Messias

    ResponderExcluir