quarta-feira, 23 de dezembro de 2009




Agora é lei! A partir de 23 de dezembro de 2009, os Rodeios passaram a ser PROIBIDOS em Sorocaba

Foi uma grande luta e um saborosa vitória!
Vitória coletiva! Vitória do “Movimento”! Vitória dos Direitos dos animais!
O prefeito de Sorocaba, Victor Lippi, junto de vários de nós, que participamos ativamente do Movimento Sorocaba sem Rodeio, promulgou na manhã do dia 23 de dezembro a lei que proíbe as provas de rodeio no município.
O movimento teve início em 08 de agosto de 2009, quando membros do Movimento em Defesa dos Direitos dos Animais realizaram o I Fórum Municipal sobre os Direitos dos Animais. Foi no “Fórum” que surgiu a proposta da criação de um movimento que buscasse assinaturas (cerca de 20 mil) para a apresentação de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que proibisse os rodeios no município.
O grupo apostou neste caminho, embora mais demorado, por acreditar que a busca pelas assinaturas seria um bom instrumento para a abertura de um debate na sociedade.
Foram várias as atividades realizadas pelo grupo que, ao longo de quatro meses, coletou quase cinco mil assinaturas. A Câmara Municipal, entretanto, resolveu apresentar, através do vereador Irineu Toledo, projeto de lei com o mesmo objetivo.
O “Movimento”, entendendo que a iniciativa, apesar de não contemplar a possibilidade que o Projeto de Lei de Iniciativa Popular estava propiciando – o debate amplo sobre Direitos dos Animais –, resolveu abraçar a iniciativa do vereador e buscar apoio para a aprovação do projeto.
Em 01 de dezembro o projeto foi aprovado, com a redação feita pelo grupo e, no dia 22 sendo promulgado pelo prefeito de Sorocaba.

Ato simbólico
A sanção da lei teve um ato simbólico, onde o prefeito, o vice-prefeito, o vereador e o coordenador do movimento quebraram, simbolicamente, uma espora feita de argila.
Sorocaba, que já foi pioneira na proibição de animais em circos, há dez anos, dá um passo adiante, servindo de exemplo a todos que lutam em defesa dos Direitos dos Animais, segundo um dos coordenadores do movimento, o professor e ambientalista Gabriel Bitencourt.
Muito se caminhou na luta em defesa dos Direitos dos Animais, entretanto, a incompreensão, o desrespeito e a falta de ética na relação com outras espécies que habitam o planeta indicam um longo caminho, ainda, por ser trilhado, afirma Bitencourt.

3 comentários:

  1. "Chegará o dia em que os homens conhecerão a alma dos animais e nesse dia um crime contra o animal será um crime contra a humanidade"
    (Leonardo da Vinci)

    ResponderExcluir
  2. "Nós acreditamos que os animais foram feitos para servir ao ser humano."

    E o ser humano foi feito para servir a quem?

    Ao diabo. Ao diabo com os seres humanos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir